sábado, 11 de outubro de 2008

AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS
O curso de educação digital foi muito importante e proveitoso, pois nos ajudou a compreender o funcionamento das mídias.
O LINUX para nós era desconhecido até antes do curso, agora já podemos editar textos no editor Broffice, pois aprendemos a usar o aplicativo Writer, pois é muito útil para digitarmos nossas avaliações, atividades de sala de aula, etc.
No aplicativo Calc aprendemos a confeccionar nossas planilhas que nos ajudam com o redimento dos alunos.
O Impress também é muito importante, pois nos ajudará a preparar nossas aulas para serem mais dinâmicas e acompanharmos a evolução dos tempos e não devemos esquecer que a internet é de muita importância nas pesquisas e nos trabalhos diários tanto para os nossos alunos como para nós professores.
PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE INCLUSÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS.
1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1- O JORNAL E O ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO CEM " ERASMO DIAS"
1.2- TEMA: O JORNAL E O ESTUDO DA LÍNGUA PORTUGUESA
1.3- ÁREA - LÍNGUA PORTUGUESA
1.4- PROFESSORA ELEONORA MARIA
2- INTRODUÇÃO
A palavra jornal originou-se do latim diurnales, que significa feito do dia, ela inicialmente foi empregada apenas para designar o salário pago por um dia de trabalho. A partir da publicação periódica dos noticiários pela imprensa, esse vocábulo passou a denominar o veículo no qual se divulgam informações, comentários e imagens sobre o que acontece nas cidades e no mundo.
É importante considerar que o jornal impresso é um dos instrumentos de leitura mais importantes do nosso tempo e também um componente da cultura urbana indispensável em uma sociedade moderna. O jornal impresso além de desenvolver no aluno o gosto pela leitura possibilita perceber os diferentes pontos de vista existentes e melhora sua compreensão da realidade social. Portanto o jornal impresso é muito interessante para quem estuda a língua portuguesa, isto é, pela variedade de tipos de texto e pela preferência da lígua padrão escrita.
Este recurso didático é muito rico devido à atualidade dos tempos, aliada à clareza e a objetividade da linguagem, as quais estimulam a comunicação, uma vez que as notícias com diferentes mensagens e formas tais como: as reportagens, os artigos, as colunas, as manchetes, as fotografias e as charges são sua obra prima. Portanto os jornais impressos têm como função a informação dos fatos do cotidiano nacional e internacional.
3- OBJETIVOS
3 .1 GERAL
Proporcinar aos alunos situações favoráveis ao desenvolvimento das capacidades cognitivas, afetivas, éticas,estéticas e de inserção social.
3.2 ESPECÍFICOS
Despertar no aluno o interesse pela leitura e escrita de textos jornalísticos.
Conhecer a diversidade da lingugem jornalística como: reportagens, notícias, entrevista, classificados, artigos, crônicas etc.
Ler e comparar textos jornalísticos para perceber os diferentes estilos.
Redigir textos jornalísticos
Utilizar equipamentos da mídia, como: computador, DVD, internet, para confecçinar um jornal.
4- JUSTIFICATIVA
A Humanidade desde os tempos remotos se comunica através de formas distintas, sabe-se que com a evolução dos tempos, o ser humano necessita estar em plena evolução, ou seja, em contato com seus semelhantes e interagindo com as diferentes formas de comunicação.
Partindo desse pressuposto é importante criar espaços na escola onde o aluno possa expressar suas opiniões, desenvolver a criatividade, o discurso oral e escrito, enfim, colocá-lo em situações de uso real da escrita, através da reflexão sobre os acontecimentos do mundo.
Para isso faz-se necessário a utilização do jornal impresso como recurso didático-pedagógico ao estudo da Língua Portuguesa para os alunos da 2ª série do
CEM Erasmo Dias. E também a criação de um jornal impresso na escola que além de favorecer a articulação entre os professores e servir como suporte para os alunos desenvolverem suas potencialidades em outras áreas do conhecimento.
5- FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
A presente proposta didático-pedagógica seguirá um estudo detalhado e de caráter investigatório onde a hipótese poderá evidenciar a nacessidade e a importância de uma prática de ensino da Língua Portuguesa voltada para os textos jornalísticos, favorecendo ao aluno um rendimento satisfatório e que se obtenha uma educação de qualidade. Para seguir essa prática de ensino, fazse necessário ter como recurso didático o jornal impresso, já que a língua materna precisa ser analisada e estudada em uso e isso só se faz efetivamente nos textos. Por que não utilizar como recurso didático-pedagógico as mídias digitais como : computador, DVD,internet e os textos jornalísticos em sala de aula?
6- RECURSOS
6.1- Recursos humanos- Alunos da 2ª série do CEM ERASMO DIAS
6.2- Recursos materiais - livros, revistas, jornais, textos literários, DVD, internet, computador etc.
7- AVALIAÇÃO
A avaliação será paralela através da observação das mudançãs, onde os alunos terão que adquirir habilidades necessárias para usar a língua como instrumento de comunicação oral e escrita, como processo de interação, apropriando-se progressivamente da modalidade padrão e utilizando a informática para aprimorar seus conhecimentos.

8- ATIVIDADE PROPOSTA

8.1- -Fazer a leitura de um texto jornalístico
8.2 - Retire do texto (04) quatro períodos simples e faça a análise morfossintática.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O poder da visão
iniciamos o curso de introdução à educação digital com a apresentação de um excelente vídeo sobre auto-ajuda, onde pessoas sonhadoras conseguem realizar os seus sonhos mesmo enfrentando todos os tipos de problemas.
O vídeo o poder da visão é muito rico em imagens bem detalhadas, talvez se fosse um texto para ser lido ou ouvido não teria impressionado tanto quanto as imagens que nos foram apresentadas, pois já diziam os sábios que uma imagem vale mais por mil palavras.Trazendo esses desafios mostrados por pessoas otimistas e perseverantes para a educação vamos observar que como educadores sempre enfrentamos desafios e tentamos ser bastante fortes para superá-los.

( os alunos estavam analisando o texto jornalístico)